terça-feira, 10 de setembro de 2013

PROJETO:

                    ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL
                    


JUSTIFICATIVA

O interesse de trabalhar com este tema partirau num primeiro momento da observação das crianças. Diariamente as crianças recusam comer os legumes, verduras e até mesmo as frutas, tão necessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Alimentos são preparados com todo capricho e amor e desperdiçados no lixo.

Outra preocupação foi verificar que algumas crianças apresentam obesidade e outros um índice de crianças abaixo do peso.

Tal quadro nos mobiliza a realizar um trabalho prévio em sala de aula, bem como introduzir este assunto em nosso currículo e trabalhar interdisciplinar o tema alimentação de forma interessante e lúdica.

Estaremos também informando os pais de nossa proposta e pedindo a colaboração, incentivo e apoio dos mesmos para que juntos possamos criar hábitos mais saudáveis de alimentação.

Tempo de Duração

20 dias.

Objetivos

Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;

Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade e de outras doenças;

Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos.

Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;

Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;

Entrar em contato com vídeos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);

Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;

Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;

Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.

Conteúdos

Identificação e nomeação dos alimentos ( leite e derivados, frutas,verduras e legumes, guloseimas);

Informação dos valores nutritivos dos alimentos.

Etapas Previstas

Construir charadas sobre as frutas, legumes e verduras que misturem informações sobre a cor, o tamanho e o modo usual de consumo.

Colocar numa caixa, algumas frutas, legumes, verduras e temperos. Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar então que escolha algo da caixa e através do olfato e do tato, descobrir o que tem nas mãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com as crianças..

Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);

Realizar uma oficina culinária para a elaboração de uma salada de frutas. Colocar sobre uma tábua as frutas, previamente higienizadas, para que as crianças cortem em pedaços pequenos utilizando utensílios plásticos. Arrumar as frutas picadas numa tigela e espremer o suco de laranja ou de outra fruta e servir.

Atividade semelhante pode ser feita com salada crua de legumes e verduras.

Pesquisa feita pelos alunos de gravura/fotos dos alimentos e construção de um painel;

Apresentação da pirâmide dos alimentos;através dos vídeos cada a um no seu net book na sala de aula.

Construir um jogo da memória a partir de imagens de alimentos em revistas e encartes de supermercado. Dar preferência às frutas,legumes e verduras.

Construir com as crianças o cardápio diário dos alimentos;

Informar sobre cada alimento (nutrientes, derivados...);através dos vídeos no netbook.

• Informar a merenda do dia previamente aos horários das refeições;

Apresentar várias músicas relacionadas ao tema (“Sopa”, SandraPeres, coleção Palavra Cantada; “Pomar”, Paulo Tatit; “De abóbora fazmelão”.)

Leitura de histórias variadas sobre o tema (coleção “Hortolânia”,“Frutolândia”, “Sopa de legumes”, “Estou em forma?”, O grandeRabanete, etc.), “A cesta de Dona Maricota”, “Os Biscoitos de D.Lalá”.

Construção de lista de frutas, legumes, verduras...

Confecção de fantoches de frutas/ palito das frutas, dramatizar.

Identificar atividades de construção de raciocínio matemático que possam trabalhar com as frutas, verduras e legumes.

Realizar uma brincadeira com os alunos “brincando de feira”, discutindo como é vendido (quantidades), quais os preços (pesquisar antecipadamente), etc;

Confecção de quebra-cabeça/ jogo da memória/ jogo de encaixe (por exemplo: desenho da fruta e a letra inicial) dos alimentos;

Sugestões:

Mural de alimentos primários e secundários com figuras de encarte de supermercado de figurinhas;

Apresentação de um teatro dramatização;
Trabalhos manuais;

Apresentação de uma música.
                                                                     ESCOLA MIGUEL GUSTAVO

                                                                                      PROF; ROSANE TEIXEIRA

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